Check list de um bom vendedor – Desafio

Depois de ministrar uma workshop “Como criar e dirigir uma Equipa de Vendas” decidi criar um check list de um vendedor. Consegui criar 29 situações que coloquei na lista.
Esta check list está aberta a mais contributos dos leitores deste blog. Por isso está feito o desafio.
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PARA O CONTATO INICIAL COM O CLIENTE / ORGANIZAÇÃO E PREPARAÇÃO DA PRIMEIRA ABORDAGEM
1.                  Antes do contato direto com o cliente, investiga pelo menos algo sobre a empresa, a pessoa e a atividade?
2.                  Observas o escritório, instalações ou fabrica, decoração, diplomas, para encontrar algo coisas que tenhas em comum, para servir de quebra-gelo?
3.                  Tenta conhecer algo sobre os interesses pessoais, passatempos ou família do cliente?
4.                  Prepara-te para escutar em 80% do tempo e falar só 20%?
5.                  Prepara uma abordagem simples e adequada dos negócios?
6.                  Faz perguntas sobre as metas, desafios, e a forma de estar do teu cliente e da sua empresa?
ANTES DA NEGOCIAÇÃO – Perguntas
7.                  Se existe alguém além dele que possa estar incluído no processo de tomada de decisão?
8.                  Que requisito deverá ter um fornecedor para seja possível efetuar um fornecimento?
9.                  Se puderes mudar qualquer cosa sobre o produto ou serviço do seu atual fornecedor o que mudaria?
CONVERSA COM O CLIENTES
10.               Efetuas-te muitas perguntas abertas para perceber melhor o que o cliente realmente deseja?
11.               Primeiro devemos fazer perguntas gerais, para de seguida fazer outras mais específicas que nos ajudem a descobrir as necessidades dele?
12.               Tentar perceber quem, onde, para quê quando como haverá necessidade do cliente ter qualquer necessidade?
13.               Prepara algumas perguntas simples para efetuar ao cliente.
Ex: “Fale-me sobre … “, “Descreva-me …”, “Explique-me …”
14.               Perceber quais as principais motivações de compra do Cliente?
LIDAR COM OBJEÇÕES
15.               Escutar as objeções com muita atenção.
16.               Organizar as respostas e transformá-las perguntas positivas. Devem ser efetuadas pausadamente de para que o cliente as compreenda.
17.               Tenta perceber se é de fato uma objeção ou é um pretexto. Tenta saber as razões específicas das objeções pois na sua maioria são pretextos!
18.               Tenta reformular a razão da compra mantendo atitudes positivas.
19.               Se perceberes a objeção deves preparar e responder de forma detalhada à objeção.
APRESENTAÇÃO – DEMONSTRAÇÃO
20.               Fundamenta nas apresentações as ventagens do teu produto ou serviço para o cliente?
21.               Enfatiza os benefícios! Muito mais que as características! Relaciona os benefícios com as necessidades do cliente?
22.               Certifica-te que o cliente compreendeu os benefícios que apresentas-te!
FECHO DA VENDA
23.               Conseguiste que o cliente percebe-se os benefícios das soluções que apresentas-te, e que os mesmos foram bem identificados?
24.               Assume que a venda está feita e pede-lhe que faça a encomenda.
25.               Provocaste o fecho da venda com as seguintes perguntas:
a.       Como e a quem devo entregar o produto?
b.      Vamos iniciar o serviço no dia ….
c.       Devo passar a fatura em nome de …
PÓS VENDA e ACOMPANHAMENTO
26.               Agradecer a encomenda e acompanhar o processo de entrega
27.               Se fizeste um bom trabalho, tenta obter cartas de referência, ou indicações para novos negócios ou clientes

28.               Tenta deixar uma porta aberta para contatos no futuro. Com a sugestão de visitas ou chamadas periódicas. Nota: nestas visitas ou chamadas tenta arranjar informação relevante que possa dar mais benefícios ao cliente, pois assim conseguirás mais vendas e fidelização. 
Armando Fernandes
Business Coach
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